FPTA ADVOCACIA

Telmo de Alencastro Veiga Filho vai concorrer a uma das vagas de desembargador do TJGO

Sócio do escritório FPTA Advocacia, o advogado Telmo de Alencastro Veiga Filho é um dos que vão concorrer a uma das três vagas de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás reservadas ao Quinto Constitucional da Advocacia. O prazo de inscrições terminou nesta quarta-feira (29). A Ordem dos Advogados do Brasil ainda não divulgou a lista completa dos inscritos.

Ao Rota Jurídica, Telmo afirma que “a vontade de ser desembargador nasceu enquanto via meu avô, Celso Fleury, desempenhar tal atividade no TJGO, e me acompanhou durante alguns anos, até que acabei me apaixonando pelo Direito, seguindo para a advocacia e trilhando por essa honrosa profissão”.

Segundo o advogado, que atua nas áreas de Direito Empresarial, Direito Civil, Direito Agrário, Direito Empresarial do Trabalho, Direito Penal, Direito Médico e Direito Previdenciário, quando passou a integrar Conselho Seccional da OAB-GO, em meio a decisões administrativas e julgamentos de processos éticos, a vontade de ser desembargador reapareceu.

Há 21 anos exercendo a advocacia, Telmo vem de uma parcela de advogados que realmente atua na área e que lida com pessoas de vários níveis sociais e econômicos. “Nesse sentido minha missão é entender o drama do cidadão comum e defendê-lo. Com a idade e a lida diária na advocacia, vem a maturidade e o aprimoramento da visão de mundo, da sociedade, seus problemas e agruras, e é daí que vem a decisão de colocar meu nome à disposição para uma vaga de desembargador”, frisa.

Ele acredita ser necessário trazer um pouco de saber social para se somar ao saber formal, buscando soluções equilibradas, principalmente para os mais necessitados de justiça. “Como desembargador, pretendo ser o espelho dos cidadãos e da instituição que me designou para tal cargo, atendendo a todos que de mim necessitarem e dando uma solução justa para seus problemas”, diz.

Melhorias de ordem prática e técnica

E caso seja escolhido para uma das vagas, Telmo afirma que pretende defender melhorias de ordem prática e técnica. Uma delas, melhoria no Projudi, que vem apresentando problemas constantes e recorrentes, dificultando a vida do advogado que milita no Judiciário goiano. Além disso, carrega a bandeira da valorização dos honorários, bem como defende uma maior aproximação do Tribunal para com a advocacia, principalmente a do interior.

Para ele, o Quinto Constitucional tem importância, não só de oxigenar o TJGO, mas de enriquecê-lo. “No caso específico da advocacia, transmite-se ao Judiciário maior dose de cidadania e vivência social, para a construção de um pensamento mais plural, eclético e heterogêneo. É importante que nos quadros dos Tribunais, em geral, existam profissionais com experiências diferentes”.

Biografia

A história de Telmo remonta seu bisavô, Heitor de Moraes Fleury, primeiro Juiz de Goiânia e quem dá nome ao Fórum Cível de Goiânia, e seu avô, Desembargador Celso Fleury, que foi quem primeiro mostrou a ele o que é ser um magistrado e o fez curioso e interessado pela profissão.

É formado em Direito pela UCG (hoje PUC/GO) e há 21 anos, juntamente com meu sócio Fernando de Paula Gomes Ferreira, exerce a advocacia, sendo esta sua única profissão e fonte de renda. É pós-graduado em Direito Civil e Processo, além de Direito Público, ambas pela PUC-GO.

Foi professor e ministrou aulas de Direito Constitucional, Direito Civil (nas áreas de Família e Sucessões, Obrigações e Contratos), Direito do Consumidor e Direito Processual Civil, voltado para cursos de pós-graduação e preparatórios para a prova da OAB.

A convite do amigo Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, foi, por dois mandatos, Conselheiro Seccional da OAB/GO (Gestões 2016/2018 e 2019/2021), além de 1º Presidente da Comissão de Combate ao Exercício Ilegal e a Captação Indevida de Clientela (CCEIPCC).

Link para matéria original. Clique aqui